Zumbis x Unicórnios - Meg Cabot, Scott Westerfeld, Cassandra Clare, Diana Peterfreund e outros autores

-
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2012
388 páginas
Desafio: Meta de Leitura 2012, Desafio Literário 2012, DAC BR 2012
Classificação: | Adicione no Skoob
Nesta antologia, editada por Holly Black e Justine Larbalestier, diversos contos apresentam fortes argumentos a favor de Zumbis de um lado e de Unicórnios de outro. Os argumentos, que incluem tanto pontos negativos e positivos de cada lado, são expostos por renomados autores, entre eles Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfeld, que deixam clara a preferência por um time ou outro.
Para ser sincera não sei a qual time pertenço, deixo aqui bem claro que apesar de eu adorar histórias de zumbis e achá-los incríveis, os unicórnios ganharam um espaço em mim e eu tenho curtido muito o que tenho visto desses seres de aparência inocente que carrega um tanto de malícia.

Zumbis x Unicórnios é uma junção de contos de diversos autores famosos, entre eles está a querida Meg Cabot, Cassandra Clare, Libba Bray que eu tinha o maior preconceito com ela só por causa de Louco aos Poucos, Scott Westerfeld que eu também tinha preconceito por causa de Feios e achei que ele nem foi tão ruim assim, Diana Peterfreund que até hoje não li nada além do conto, e vários outros autores. No início de cada conto temos o prazer de ver Holly Black e Justine Larbalestier (as autoras que organizaram a antologia) discutindo sobre o texto, criticando, defendendo seu ponto de vista, enfim tudo isso no bom humor o que torna a leitura agradável.

É um livro que parece ser fofinho mas esconde muita coisa por trás do que ele recebeu na parte estética onde está querendo transmitir inocência, mas ao mesmo tempo a brutalidade desses dois seres. Os contos foram muito bem escritos, porém alguns se tornaram um pouco confusos como o conto Love Will Tear Us Apart da Alayna Dawn Johnson, que eu comecei achando que era uma garota zumbi, mas me surpreendi por que era um garoto que estava apaixonado pelo seu amigo. Alguns contos foram bem loucos, isto é, com uma grande originalidade que eu julguei como se fosse demais para acontecer, ou pelo menos achei um pouco forçado.

Adorei o conto do Garth Nix que é o primeiro a ser apresentado no livro, ele é do time dos unicórnios e fala sobre vingança. A Alta Justiça foi um dos contos que eu mais gostei, neste mesmo time dos "parece fofinho mas é maldoso" eu gostei bastante dos contos da Meg Cabot e Diana Peterfreund. Já no time dos Zumbis, curti bastante o conto do Scott Westerfeld, Cassandra Clare e Maureen Johnson.

Acho super válido a leitura de Zumbis x Unicórnios, não sou muito fã de ler antologias pois acho que em poucas páginas não dá para desenvolver bem um personagem ou até mesmo uma história, mas o que foi feito nesse livro foi impecável, um ótimo trabalho, muita originalidade e acima de tudo há muito uma história bem estruturada. Claro, como qualquer outra obra há seus pontos negativos, são mínimos mas mesmo assim vale a leitura.

0 comentários:

Postar um comentário