Falando sobre blogs literários

-
Eu gostaria muito. Muito mesmo. De poder falar um pouquinho sobre um assunto que interessa a todos aqueles que de alguma forma "vive" no meio dos blogs literários. Até pode parecer polêmico, mas é simplesmente para expressar meu ponto de vista e compartilhar com vocês o que eu penso a respeito do assunto.


Quem me acompanha desde o início da minha vida de blogueira, sabe que eu sempre ameeeeeeei falar sobre livros. E ainda amo. Porém durante todo essa minha profissão virtual, se assim posso dizer, pude acompanhar o volume exorbitante de novos blogs com a mesma promessa: compartilhar literatura. Mas é aí que está, em todo esse tempo eu vi muitos blogs terminando, pouco tempo depois de serem criados - ok, entendo que entrei num assunto que até se refere a mim, pois eu quase desisti totalmente do Punk Reader -, mas uma questão é: qual o motivo que leva as pessoas a criarem um blog sobre livros?

Tenho reparado que muita gente está criando blog apenas para ganhar patrocínios, não liga para as questões de marketing, tampouco dá uma revisada no que está postando ou simplesmente só copia uma sinopse e coloca a capa do livro e fala que ele foi muito legal e que indica pra todo mundo, simplesmente sem dar opiniões que possam mostrar exatamente o porquê o leitor daquele blog deveria dar uma chance para aquela obra.

Mas o que você quer dizer com isso, Talita? Apenas quero dizer que hoje em dia, se tornar blogueiro por um dia é muito fácil, o difícil mesmo é você se empenhar diariamente, trazendo conteúdo bacana para seu público, escrevendo de uma maneira legal, sem muitos erros, com uma boa revisão. E o mais bacana de tudo é mostrar ao seu leitor que você está dando o máximo de si, que você passou horas para escrever aquela resenha bacana sobre o livro que você leu e adorou, ou simplesmente para mostrar o motivo de você não ter gostado tanto daquele livro quanto a maioria dos seus amigos.

Realmente tenho notado a falta de criatividade, poucos ainda conseguem inovar, mas muitos bloggers, principalmente os que falam sobre livros, estão focados nos mesmos assuntos: mostrar os últimos livros que chegaram, fazer batalha de capas, mostrar os lançamentos do mês... E o mais chato de tudo é quando vários blogs publicam a mesma coisa em determinada época do mês, todo mundo postando os lançamentos de editora X, todo mundo mostrando os mesmos livros que todos os outros blogueiros já mostraram. Claro que todo mundo pode continuar fazendo isso, aliás, cada um cuida do seu blog. Mas como leitora, tudo isso acaba sendo repetitivo e eu opto por ignorar certos blogs.

E para finalizar esse post, aqui vão algumas dicas que eu aprendi na minha vida de blogueira até agora:
  1. Não comece um blog por estar interessado em ser patrocinado por alguma empresa/editora;
  2. Crie um blog apenas sobre aquilo que você gosta;
  3. Deixe seu blog com uma boa aparência, que se pareça contigo;
  4. Nunca deixe de inovar, isso vai te garantir um bom status na blogosfera;
  5. Por fim, trabalhe duro! Escreva, escreva, escreva, se não ficar legal, escreva novamente.

E só para avisar para vocês, eu voltei. Sei que falei isso antes, mas agora é de verdade. Realmente estou voltando com o blog e espero que vocês gostem do que estou para trazer para vocês!

- Tally

2 comentários:

Dryh Meira disse...

Oii Talita ^^
Realmente é super cansativo entrar em 10 blogs e ver que 9 deles fizeram um post mostrando os lançamentos (iguais) de uma editora.
Tentei compartilhar lançamentos no meu blog, mas vi que era uma coisa muito comum entre todos os blogs literários, então parei. De vez em quando eu coloco algum lançamento ou divulgação.
Procuro sempre criar posts novos e colunas diferentes para que o meu blog não fique como os outros.
Já vi vários blogs acabarem do nada, e isso chateia bastante...
MilkMilks
DM
http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Aline Lima disse...

Oi Talita!
Manter um blog não é nada fácil mesmo. E concordo que as vezes a blogsfera fica chata mesmo, todo mundo falando do mesmo livro, raros são os blogs com resenhas diferentes , com novidades realmente.
Adorei seu post. As vezes tenho vontade de desistir do meu, mas qndo a gente ama falar sobre livro, não tem jeito, né?
Bjs
Aline Lima
http://alinenerd.blogspot.com.br/

Postar um comentário