Catching Fire de Suzanne Collins

-
Editora: Scholastic Press
Ano de Lançamento: 2009
400 páginas
Onde Comprar: Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Compare Preços
Classificação:
Spoilers na sinopse. Não leia se você ainda não leu o livro anterior.

Against all odds, Katniss Everdeen has won the annual Hunger Games with fellow district tribute Peeta Mellark. But it was a victory won by defiance of the Capitol and their harsh rules. Katniss and Peeta should be happy. After all, they have just won for themselves and their families a life of safety and plenty. But there are rumors of rebellion among the subjects, and Katniss and Peeta, to their horror, are the faces of that rebellion. The Capitol is angry. The Capitol wants revenge.

Quando comecei Catching Fire, eu não sabia exatamente o que esperar do livro. O primeiro volume da trilogia foi incrível e eu tinha aquela sensação de que a sequência de livros não superaria o primeiro. Eu estava errada por pensar isso, até porque Catching Fire foi muito mais impressionante que Jogos Vorazes.

Apesar de tudo o que aconteceu no livro um, pensei que as coisas ficariam difíceis. E sim, ficaram difíceis. As mudanças ocorreram tanto nos Distritos quanto no Capitol, que ficou atento a qualquer investida. O ganhador do Hunger Games do livro anterior tem que lutar contra os problemas que sua vitória causou. O Capitol não está nada feliz e fará de tudo para manter-se no poder e destruir tudo o que for preciso para acabar com o oponente.

Quem leu Jogos Vorazes, sabe que durante uma revolta contra o Capitol, o Distrito 12 foi destruído e todos os moradores deste distrito acabaram morrendo. Com esse ato, o Capitol quis alertar os outros 12 distritos que ele é poderoso e que será bem difícil os rebeldes acabar com ele e enfim, conseguirem ter uma vida diferente da que o Capitol os obriga a viver.

Como sempre, Suzanne Collins e outros autores de distopias mostram o valor do mundo em que vivemos, de como pequenas coisas fazem a diferença e como pessoas que vivem em situações lastimáveis suportam aquilo e são submetidas a fazer coisas que são de alguma forma, uma loucura, mas mesmo assim enfrentam essas situações por sobrevivência. Hunger Games é uma lição de vida que nos mostra o valor de viver e de tudo o que uma pessoa é capaz de fazer para proteger aqueles que amam.

Não posso dizer muita coisa sobre o enredo, justamente porque não acho dar spoilers é algo que todos gostam. Mas o livro é incrível, tão incrível quanto o primeiro livro da trilogia. Não preciso nem dizer que estou ansiosa pelo próximo livro, Mockingjay (A Esperança, aqui no Brasil).

Leitura super recomendada. Se você ainda não leu Hunger Games (Jogos Vorazes), leia o mais rápido possível. 23 de Março está chegando e estreará a adaptação cinematográfica do livro. Vocês podem conferir notícias sobre o filme aqui e podem assistir o trailer do filme abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário