Cinema: Chernobyl (2012)

-
Bem, eu pude prever o que exatamente aconteceria no filme só por ler a sinopse. Um filme clichê. Todos os filmes de terror da atualidade sempre tem as mesmas características: um grupo de jovens, a maioria dos integrantes desse grupo querem se aventurar em alguma coisa enquanto alguém do grupo acha a ideia absurda, mas como está em minoria, acaba participando das ações estúpidas. Com Chernobyl não é diferente, o enredo em si foi tão previsível que não fez ninguém ficar surpreso pelo o que estava acontecendo.

O filme tem uma base muito boa, que é o acidente que aconteceu em 1986 na Usina Nuclear de Chernobyl onde foi considerado o pior acidente da história da energia nuclear, até então, a cidade de Pripyat (a cidade fantasma) que fica bem próxima a Chernobyl foi evacuada e não há moradores residindo aquela região. Por usar uma história real e adaptá-la de acordo com as ideias que fossem surgindo, podemos notar que nem tudo foi muito concreto ali, alguns fatos foram verídicos mas não foram muito bem explorados.


No início mostra dois irmãos e duas amigas que decidem fazer um turismo radical na cidade fantasma, logo, um dos integrantes não acha legal se exporem a radiação daquela região, porém acaba aceitando a escolha dos outros integrantes do grupo. E então conhecemos um casal de mochileiros que adoram aventuras e todos tem como "guia de turismo" Uri, um dos personagens mais interessantes do filme, no meu ponto de vista pelo simples fato de eu analisar como ele falava com o grupo, como ele agia e tudo mais.

Com um acontecimento estranho, eles acabam "presos" na cidade, uma vez que, o carro acabou sendo danificado e não havia como sair dali a pé, eles precisam passar a noite na cidade, correndo o risco da contaminação nuclear. Há vários eventos e tudo se torna tão mais previsível que chega um momento que você já quase pega no sono, já que sabe tudo o que vai acontecer.


Este é um daqueles filmes que apesar de dar alguns sustos em você por causa de sons inesperados ou algo do gênero, não é propriamente um filme que vá te chocar. É um filme leve, apenas com algumas cenas um tanto... fortes para pessoas mais sensíveis. Mas o que acontece mesmo eu acabei demorando para ter a certeza, como falei, Chernobyl é um filme previsível, eu só queria ver com meus próprios olhos se eu estava certa.

No geral, não é um daqueles filmes que devemos criar muitas expectativas, ele é muito fraco para o que poderia ser explorado a partir da ideia do acidente nuclear. Alguns momentos vocês poderão gostar e se sentir um tanto aturdidos com o que está aparecendo na tela, mas é só. Não há nada demais. Não indico esse filme para ninguém, vejam por conta própria e risco.

Classificação:
Classificação Indicativa: 14 anos
Estréia: 20 de Julho de 2012
Atores: Devin Kelley, Ingrid Bolso Berdal, Olivia Dudley, Jesse McCartney, Nathan Phillips, Dimitri Diatchenko e Pavel Lychnikoff

0 comentários:

Postar um comentário