O Circo da Noite - Erin Morgenstern

-
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2012
368 páginas
Desafio: Meta de Leitura 2012, Desafio Literário 2012, DAC BR 2012
Classificação: | Adicione no Skoob
Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.
O  certo é não criar tantas expectativas. Já tentei tantas vezes não ficar muito empolgada para ler um livro, mas não dá muito certo. O Circo da Noite é um livro lindo, mas ele não funcionou muito bem para mim por que é tudo coisa da minha cabeça, vou explicar...  

O livro começa com uma boa dose de descrição, o que já me deixou com o pé atrás, uma vez que descrições demais deixam a leitura arrastada. Ok. O Circo da Noite conta a história de um duelo. Hector Bowen, também conhecido como Próspero, o mágico, acredita que sua filha Célia Bowen é capaz de vencer qualquer um que Alexander escolher como rival. Célia possui dons extraordinários e ao decorrer do livro temos provas do quão extraordinário são.

Preciso dizer que descrições é o ponto forte do livro, é o que faz você se sentir parte da história, imaginando como seria estar naquele lugar, como seria as tendas desse circo, imagina também cada detalhe dos lugares que a autora descreve em sua narrativa, porém não sou fã de detalhes, acho que para um livro ser bom não precisa descrever quantos grãos de areia essa praia tem, só um exemplo. O que torna um livro fantástico no meu conceito é aquele livro que não dá muitos detalhes dos lugares, mas sim dá informações o suficiente para imaginarmos e completar a cena com o que nós quisermos - foi o que aconteceu com Belo Desastre

A escrita da autora acabou tornando, de certa forma, uma leitura lenta... Passei dias tentando terminar o livro, estava exausta, mas coloquei na cabeça que eu deveria terminar o mais rápido possível e o fiz. Passei uma noite em claro, decidida a só dormir depois de ter terminado o livro e deu certo, o livro em si, falando sobre a história, as personagens, a ideia, foi espetacular, uma ótima construção de enredo como jamais visto. Ele tem uma pegada diferente dos demais vistos hoje em dia, o que o torna único e por isso se torna muito válido a vontade de lê-lo.

Esse livro não foi pra mim, mas ele tem inúmeras qualidades, acreditem! Só indico para quem adora descrições, quem não se incomodam com algo do tipo "Sentei-me à beira da praia, a areia tinha um toque suave sob minha pele, podia sentir cada grão de areia fazer cócegas em mim. A água, azul e cristalina era um deleite, em suas ondas perfeitas, sentia-me ainda com mais vontade de senti-la. As ondas iam de encontro com a areia (...)" hahahaha sério, eu preferiria algo do tipo "Sentei-me à beira da praia, a água era azul e cristalina, vi as ondas e senti vontade de entrar na água", fim! Se você não é fã de descrições, é acostumado com livros mais agitados onde várias coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, passe longe dele. Mas se você adora descrições ou não se incomoda com elas, por favor, dê uma pausa no que você estiver fazendo e vá comprar esse livro. Ele é lindo!

0 comentários:

Postar um comentário