O Homem que Venceu Auschwitz

-
O Homem que Venceu Auschwitz 
de Denis Avey e Rob Broomby

Editora: Nova Fronteira
Ano de Lançamento: 2011
264 páginas
Onde Comprar:
Livraria Cultura | Livraria Saraiva | Compare preços
Classificação:
Em 1944, o soldado britânico Denis Avey trabalhava num campo de prisioneiros de guerra próximo a Auschwitz III. Lá, viu a crueldade com que os prisioneiros eram tratados. Indignado com o que via e ouvia, Avey elabora um plano para se infi ltrar no campo de concentração. Em duas ocasiões, trocou de lugar com um prisioneiro judeu, Hans. Para isso, raspou a cabeça e tentou reproduzir nos mínimos detalhes a expressão de fraqueza, o jeito de andar e o sotaque dos cativos. Neste livro, Denis Avey conta como conseguiu vencer Auschwitz e os impactos desse feito em sua vida.

Um livro incrível que realmente nos mostra o efeito da II Guerra Mundial. Sei que o livro não é a temática aqui no blog, mas desde que li A Menina Que Roubava Livros - que também se passa durante a época de Hitler - do meu autor preferido Markus Zusak, eu queria ler um pouco mais sobre o assunto, algo mais real, contado por um sobrevivente e não aquilo que os professores de História dizem em suas aulas. Eu queria ver pelos olhos de alguém que já vivenciou aquilo tudo, alguém que saiu não somente como um sobrevivente, mas também como um vencedor.

O Homem que Venceu Auschwitz fala sobre a vida de Denis Avey, um soldado britânico que lutou por todos os judeus. Com o livro, podemos refletir e sentir tudo o que Denis Avey passou. É uma história de coragem que deve ser lido com calma e esquecer de tudo, porque assim, você vai se imaginar ali, em meio ao Holocausto, assustado e com medo do que poderá acontecer a seguir.

Eu realmente gostei do livro, acho que todos deveriam lê-lo por se tratar de um fato que aconteceu e que pode acontecer a qualquer momento. Consegui enxergar a II Guerra Mundial de uma forma mais apliada, complexa e não sei se eu teria a mesma força que Denis Avey teve ao se encorporar no judeu Hans, onde ele incorporou a expressão, o modo de andar e até acabou raspando a cabeça para se parecer com ele nos mínimos detalhes. Muitos inocentes morreram e ter esse livro para mostrar ao mundo como aquilo foi de fato real, é incrível.

Eu recomendo, embora eu tenha dado quatro estrelas - foi por causa da falta de diálogos, gosto de diálogos, mas no livro foi quase que ausente - eu recomendo para aqueles que querem ver a II Guerra Mundial de um novo ângulo e sentir na pele o drama vivido por Denis Avey.

0 comentários:

Postar um comentário