Review: Nas Sombras de Jeri Smith-Ready

-
Editora: Galera Record
Ano de Lançamento: 2012
301 páginas
Desafio: Desafio Literário 2012, DAC BR 2012
Este é um... Impresso
Onde Comprar: Cultura, Saraiva, Compare Preços
Classificação:
No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose... E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.
Em Nas Sombras, encontramos um tema que acredito que muita gente não leu muio. O tema fantasmas nesse livro é bastante diferente pois, há 16 anos atrás todos que nasceram depois da Passagem são capazes de ver fantasmas e até mesmo interagir com eles, ajudá-los a ir dessa para melhor também é uma das coisas que eles podem fazer. Mas é claro, fantasmas não podem ver e de nenhuma outra forma, interagir com outros fantasmas, ali eles sempre estarão sozinhos naquele plano entre os humanos e o plano espiritual, onde eles deveria ir quando morressem.

Quando peguei esse livro para ler pensei bastante na série A Mediadora, da Meg Cabot que eu já li e amei, porém, apesar de ter me levado pelas críticas positivas e ter criado bastante expectativas sobre esse livro, acabei saindo frustrada quando não foi aquilo tudo que disseram que esse livro seria.

Logo no início do livro acabamos sendo maravilhados pela ótima escrita da autora, uma escrita que prende o leitor e este fica super ansioso pelo que pode acontecer. Aura é nossa protagonista e é pelo ponto de vista dela que somos inseridos na trama. O que vou dizer agora poderá ser um grande problema para algumas pessoas: o livro é contado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Aura e quando pensamos que, pelo fato da autora ter conseguido prender o leitor nas primeiras páginas tudo começa a deslanchar ao decorrer do livro.

Aura é muito superficial e não tem sentimentos, no início do livro seu namorado morre e acaba se transformando em um fantasma e por incrível que pareça, ela não entra em luto, mesmo que ele apareça roxo e como um fantasma não significa que ela deve aceitar rapidamente a morte dele e por mais que Jeri Smith-Ready tenta em algumas passagens fazer com que Aura pense que sente falta dele, isso não soa como verdade, não mesmo. E outra coisa que gostaria de destacar é que achei o livro um tanto parado, sempre as mesmas coisas acontecia, Aura ia ao colégio, via o namorado morto, se encontrava com Zachary para um projeto da escola, conversava com Megan, sua amiga e nada mais. A história começa mesmo a engrenar e ganhar um ritmo que começamos a se interessar mais pela história bem depois da metade do livro, quase no finalzinho dele.

Apesar do meu probleminha com o livro, gostei de alguns personagens como Megan e Zachary (e o pai dele!). Logan, o namorado morto da Aura causou uma boa impressão mas não foi um personagem que eu diria que foi incrível, só diria que ele fez o que deveria fazer e ponto. Tudo ok. Sei que vou ser xingada por uma review que nem diz tão bem do livro e sei que muita gente adorou e há aqueles que se tornaram fãs, porém não gostei tanto do livro quanto desejada, achei a história ok, só isso.

Acho que vale cada um dar uma olhada no livro e tirar suas próprias conclusões, este é um livro que você deve ler de mente aberta, não esperando muito dele e muito menos esperando por cenas de ação e/ou de muita emoção, aquelas cujas você fica muito agitado, querendo ler mais. É um livro simples sobre uma realidade diferente onde os fantasmas são reconhecidos pelo governo e muitos casos jurídicos são julgados a partir do testemunhos deles. É uma história com bastante potencial que espero que possa evoluir no segundo volume da trilogia.

0 comentários:

Postar um comentário