Destino (Matched #1) de Ally Condie

-
Destino (Matched #1) de Ally Condie

Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280810
Ano de Lançamento: 2011
240 páginas
Onde Comprar:
Livraria Saraiva | Livraria da Travessa | Livraria Cultura
Classificação:
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.
Como eu poderia começar essa resenha? Falando do medo que eu tive se eu vivesse numa Sociedade assim? Das coisas que eu seria capaz de fazer para me rebelar em busca de liberdade? hahaha

Destino é aquele livro que te faz refletir. Sim, você vê que muita gente reclama do país que vivemos, que falta mais liberdade e tudo mais, mas e se vivêssemos num lugar onde nós não teríamos liberdade para escolher com quem vamos nos casar, quando temos que ter filhos, o que vamos comer, quando vamos morrer, onde vamos trabalhar, onde devemos morar? É ao ler esse livro que nos faz dar valor aos pequenos detalhes que nem pensamos que existiria na sociedade em que nós vivemos, damos valor às coisas que temos e acredito que a autora quis nos dizer isso: dê valor ao lugar onde vivemos, pois poderia ser pior.

O livro é contado em primeira pessoa, no ponto de vista de nossa protagonista, Cassia Reyes. Eu não tive nenhum problema com a nossa protagonista, aliás, eu a admirei muito. Uma personagem daquela que não liga se vai desobedecer as regras, aquela que faz tudo minuciosamente, procura pela liberdade de escolha e essa é a Cassia que fomos apresentada. Ela confiava na Sociedade, nas escolhas que eles faziam, na escolha que fariam no Banquete do Par, mas a Sociedade acaba errando quando ela vê em seu microcartão a foto de um outro garoto e ela fica dividida entre Xander (seu verdadeiro Par, aquele que foi apresentado no Banquete) e Ky (o garoto que apareceu no microcartão).

Você acaba sendo inserido na estória e devora as páginas, quer saber no que vai dar, quer saber que ato cruel a Sociedade vai fazer logo em seguida. Concluí que a Sociedade é muito má, isto porque eu acabaria me matando se eles fizessem todas as escolhas por mim, por isso digo, Cassia é uma personagem forte, ela procura por uma forma de poder escolher, mas obedece muitas escolhas deles.

Com toda certeza, Destino é um Must Read. É um livro muito bom, é fantástico! O melhor livro que eu li este ano (sem falar em VA). Você acaba de ler querendo mais, mais e mais. Crossed, o segundo volume da Trilogia Matched tem previsão para lançar nos EUA em 01 de Novembro deste ano e já está em pré-venda nas lojas virtuais americanas. Aqui no Brasil, eu acredito que poderá lançado no primeiro semestre de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário