Estilhaça-me - por Tahereh Mafi

-
Título Original: Shatter Me
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento: 2012
304 páginas
Desafio: Desafio Literário 2012, DAC BR 2012
Onde Comprar: Liv. Cultura, Liv. Saraiva, Compare
Classificação:
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Primeiramente: esse livro foi incrível. Realmente é difícil falar de algo que gostamos amamos, não é? Antes de mais nada, só gostaria de avisá-los que este é um livro que li para o Debut Author Challenge Brasil 2012 que foi organizado pela Pâm do Garota It, para saber como participar acesse essa página.
"Eles querem apagar todas as pontuações de minha vida nesta terra e eu não acho que posso deixar isso acontecer."
Estilhaça-me conta a história de Juliette Ferrars, que foi trancafiada numa cela por quase um ano e durante esse tempo ela não sabe o que é tocar alguém. O que levou ela a ficar trancafiada naquele lugar é o fato de que ela é uma ameaça, seu toque é letal, capaz de matar. Durante toda sua vida ela é vista como uma aberração, mas nem por isso ela se vingou.
"O ódio se assemelha exatamente ao que sinto por todos os outros, até que cada qual sorria. Até que cada qual se volte e minta com seus lábios e dentes entalhados no semblante de algo dócil demais para socar."
Este é um livro de distopia que se passa no futuro onde o mundo foi separado por setores, todos os animais ficando extintos, a comida está ficando cada vez mais difícil. Estilhaça-me trata de uma história que pode acontecer em nossa realidade e nos faz refletir sobre isso. Os mais poderosos irão reprimir a população, vamos sofrer, vamos ser mortos seja de fome ou por vontade do governo opressor.

Um dos pontos fortes do livro é a narrativa, é daquele tipo de narrativa que prende o leitor, que o faz imaginar cada cena, que sente tudo o que o personagem sente, coisa que poucos livros conseguem fazer. Apesar do livro estar em primeira pessoa, ele não é aquele livro arrastado, não é aquele livro que a personagem é irritante, que toma decisões absurdas, que espera para ser salva e que sempre escolhe o caminho mais longo para solucionar o problema. Não. Estilhaça-me contém uma personagem forte, de personalidade, que corre atrás, se arrisca, sabe o que fazer para agir e luta por aquilo que acha correto.
"Não quero ser algo para ninguém senão para mim mesma."
Uma das coisas que reparei, foi o fato de muita gente se sentir incomodado com a escrita da autora. O fato dela sempre sempre sempre ou não escrever dessa forma. Escrevendo uma frase. Riscando-a. Escrevendo outra. Entenderam? Mas gente, isso não é um problema, você só precisa se acostumar. Eu, por exemplo, nem me incomodei com isso, não achei estranho esse jeitinho, sabe? Achei super criativo e entendemos bem o que a personagem quer dizer. Outra coisa: muita gente falou que o início é confuso. Of course, você está sendo inserido na história, não sabe o que quer dizer, mas você entenderá, basta ler tudo com calma.
"A compreensão é um pêndulo da dimensão da Lua. Ele não para de bater em mim."
Não estou conseguindo dizer o quanto amei esse livro. Ele é incrível, maravilhoso, um daqueles livros que quando termina você já tem a necessidade de ler a sequência. É um daqueles livros que por mais que você tente, a história fica na sua cabeça, você imagina como poderia ser vivendo naquele ambiente criado pela autora, se aquilo pode acontecer, quais seriam as consequências. SUPER RECOMENDADÍSSIMO! Acredito que muita gente vai AMAR o livro e assim como eu, vai considerá-lo um dos favoritos de 2012. Se tornou Must Read!

0 comentários:

Postar um comentário