Review: Um Mundo Brilhante de T. Greenwood

-
Editora: Novo Conceito
Ano de Lançamento: 2012
336 páginas
Desafio: Desafio Literário 2012
Onde Comprar: Cultura, Saraiva, Compare Preços
Classificação:
Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.
Eu não sei bem como começar essa resenha, na verdade era para ter saído a um bom tempo, mas apenas pensei "dar um tempo seria ótimo para colocar tudo o que eu senti ao ler o livro em ordem", mas mesmo esse tempo que dei não foi necessário para que eu pudesse chegar numa conclusão que eu já não tivesse dado logo quando eu estava lendo o livro.

Não gostei do livro quanto pensei que iria gostar. Ao ler a sinopse, podemos notar que parece que irá tratar um pouco de um daqueles suspenses policiais, onde há investigação e tudo mais... Mas não é isso que acontece no livro. Temos que analisar que o livro é de fato, contando a vida de um ser humano normal, bem longe da fantasia que eu amo demais e não paro de ler. Talvez esse seja um dos problemas — ou não.

Uma das coisas que pesaram para mim durante a leitura foi o fato de o livro todo não acontecer nada. Mas como assim nada, Talita? Vou explicar: a leitura é lenta, você espera que as coisas evoluam, pode haver um fato que aconteça que te deixa curioso e com aquela ansiedade de você desejar descobrir no que aquilo vai dar, mas quanto ao restante do livro, foi um tanto previsível. O livro, que tinha uma premissa bastante curiosa e eu quase tinha certeza de que amaria o livro, acabou não sendo aquilo que eu imaginei.

Por isso eu digo: não comece um livro com grandes expectativas, porque muitas vezes você pode acabar tendo o efeito contrário, o livro acaba não te cativando tanto quanto você tinha pensado. Para mim, Um Mundo Brilhante acabou sendo muito lento e realmente esse livro não foi feito para mim. Não irei recomendar esse livro, mas cada um tem uma opinião diferente, você pode gostar desse livro, portanto, tirem suas próprias conclusões lendo-o.

0 comentários:

Postar um comentário